A Prefeitura de Caçapava, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, informou que o problema foi causado pelo vazamento de esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETR) Lava Pés, operada pela Sabesp. A informação foi confirmada em reunião do Comitê de Bacias do Rio Paraíba do Sul, nesta quarta-feira (18), em São José dos Campos.
Multa e Investigação
A CETESB multou a Sabesp em R$ 900 mil por despejar esgoto no rio, alterando o nível de oxigênio dissolvido e causando a morte de peixes. O incidente ocorreu entre 18 e 28 de novembro e afetou os trechos do rio em São José dos Campos e Caçapava. A investigação concluiu que o esgoto extravasado era proveniente da Estação Elevatória de Esgotos Ressaca.
Ação dos Órgãos Ambientais
Após o aparecimento de peixes mortos, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) solicitou investigação urgente. A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou o aumento da vazão do rio para diluir a poluição.
Nota da Sabesp
A Sabesp informou que recebeu a autuação e está analisando o ocorrido para esclarecer os fatos.
Impacto no Rio Paraíba do Sul
O rio, que corta 24 cidades do Vale do Paraíba, é o principal afluente da região. O evento gerou grande preocupação entre autoridades e a população local, reforçando a necessidade de medidas para a preservação da qualidade da água e da fauna aquática.
Fonte: PMC
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui