A exposição temporária “Bandeiras, violas e figureiras: a natividade no Vale do Paraíba”, inaugurada no início deste mês, continua aberta para visitação no MAS (Museu de Arte Sacra de São Paulo) até o dia 12 de janeiro. A mostra, que pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h, apresenta um panorama das tradições natalinas do interior paulista e a ressonância dessas festividades no Vale do Paraíba.
A exposição, resultado de uma parceria inédita com o Museu do Folclore de São José dos Campos, faz parte do programa Conexão Museus do Sisem (Sistema Estadual de Museus). Entre os itens expostos estão 12 presépios (de diferentes tipos e autorias), 1 máscara e 1 traje de Marungo (palhaço), além de 12 fotos das Folias de Reis da região, de autoria do fotógrafo Paulo Amaral, de São José dos Campos.
Os presépios, datados de 1980 a 2010, foram confeccionados por figureiras e figureiros renomados da região, como Maria Cândida Santos, Eugênia da Silva, Maria Benedita Vieira (Mudinha), e outros artistas locais. A mostra destaca a riqueza e diversidade cultural das manifestações folclóricas e religiosas da região, com peças que refletem as tradições e a história do Vale do Paraíba.
O Museu do Folclore de São José dos Campos, que participa dessa colaboração, está instalado no Parque da Cidade e é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), uma organização sem fins lucrativos. O MAS, por sua vez, é um importante centro cultural localizado na Av. Tiradentes, 676, em São Paulo, e sua programação oferece uma imersão na arte sacra brasileira.
Para mais informações sobre a exposição, acesse os sites do MAS e do Museu do Folclore de São José dos Campos.
Fonte: PMSJC
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui