A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou contrato com a Embraer para adquirir a segunda unidade do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II). O equipamento, que pode ser instalado em qualquer aeronave KC-390 da frota, tem capacidade de lançar cerca de 12 mil litros de água em apenas sete segundos por voo.
Expansão da Capacidade de Combate a Incêndios
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a eficiência do sistema:
“O MAFFS II demonstrou alta capacidade de resposta, com mais de um milhão de litros de água lançados em 2024 e mais de 100 voos realizados. Essa aquisição amplia nossa capacidade para atender à crescente demanda por operações dessa natureza.”
O presidente da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, também comentou:
“O KC-390 tem mostrado sua versatilidade em missões críticas no Brasil, como o combate a incêndios no Pantanal, na Amazônia e em São Paulo. Essa nova unidade do MAFFS II dobrará a capacidade da FAB nessas operações.”
Destaques do KC-390 Millennium
Desde sua entrada em serviço, o KC-390 tem demonstrado altos índices de disponibilidade operacional (93%) e taxas de conclusão de missão (99%). Além do Brasil, a aeronave foi adquirida por Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca, Coreia do Sul, e recentemente selecionada pela Suécia e Eslováquia para renovação de frota.
Com a nova aquisição, a FAB reforça sua capacidade de resposta em emergências e destaca a importância do KC-390 como uma plataforma multimissão essencial para o País.
Fonte: EMBRAER
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui