A crise na Avibras Aeroespacial, maior indústria bélica do Brasil, sediada em Jacareí (SP), continua após a desistência de um investidor brasileiro que negociava a aquisição da empresa. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9), por meio de uma carta em que o grupo informou que “condições essenciais ao fechamento do negócio não foram cumpridas no prazo estabelecido”.
As negociações começaram em 25 de outubro, com a assinatura de um acordo que previa exclusividade e várias condicionantes contratuais. Com a desistência, o investidor declarou que não irá solicitar prorrogação do acordo, mas se mostrou aberto a futuras negociações, caso haja avanços concretos nas tratativas.
A Avibras afirmou ter sido surpreendida pela decisão e informou que já está em contato com outros investidores para prosseguir com as negociações.
Impacto na crise financeira
A empresa enfrenta uma grave crise financeira desde que entrou com pedido de recuperação judicial em março de 2022, acumulando uma dívida de R$ 600 milhões. Desde então, os funcionários estão sem receber salários, com greves desde setembro de 2022. Atualmente, são 919 trabalhadores, ante 1,4 mil no início do processo de recuperação.
Histórico de negociações
Desde o pedido de recuperação judicial, a Avibras tentou diversas negociações, incluindo com investidores australianos e chineses, mas todas sem sucesso.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos condicionou a votação das propostas do investidor brasileiro ao fechamento do negócio, visando evitar falsas expectativas nos trabalhadores. Entre as promessas feitas estavam estabilidade no emprego até abril de 2025, extensão de cláusulas sociais, regularização dos salários atrasados em até 13 parcelas, e um plano de saúde reestabelecido.
Sobre a Avibras
Fundada em 1961, a Avibras é pioneira no setor aeroespacial brasileiro e desenvolve tecnologias de defesa e civis. Presente no mercado nacional e internacional, a empresa tem sede em Jacareí e é reconhecida por projetos como motores de foguetes e veículos espaciais.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui