Jacareí enfrenta crise financeira com mais de R$ 56 milhões em dívidas

jacarei-enfrenta-crise-financeira-com-mais-de-r-56-milhoes-em-dividas
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jacareí anunciou nesta terça-feira (3) que enfrenta uma crise financeira severa, com dívidas que somam R$ 56,6 milhões. Os valores abrangem áreas essenciais como saúde, previdência, coleta de lixo e transporte público.

Principais credores e valores:

  • Instituto de Previdência do Município de Jacareí (IPMJ): R$ 27.851.718
  • Fornecedores: R$ 13.147.050
  • Concessão Ambiental (coleta de lixo e manutenção da cidade): R$ 5.156.395
  • SHA (alimentação): R$ 6.007.705
  • EDP (energia): R$ 2.125.600
  • JTU (transporte público): R$ 1.519.000
  • SAMU (saúde): R$ 885.109

Situação crítica em serviços essenciais

A dívida com a Concessão Ambiental, responsável pela coleta de lixo, resultou em paralisações recentes dos coletores devido ao atraso no pagamento de benefícios. Apesar disso, a expectativa é que os serviços sejam retomados ainda hoje.

Na área da saúde, o município deve R$ 885 mil ao Samu, referentes aos meses de outubro e novembro. O pagamento de R$ 590 mil para a parcela de dezembro vence ainda nesta terça-feira. A Prefeitura já propôs parcelar a dívida para 2025, mas aguarda resposta do consórcio responsável pelo serviço.

Medidas de ajuste

Desde outubro, a Prefeitura implementou um pacote de ajustes financeiros, incluindo:

  • Redução do horário de atendimento em repartições públicas.
  • Diminuição da carga horária de funcionários em serviços não essenciais para 6 horas diárias.
  • Suspensão de vale-refeição para professores durante o recesso escolar, a partir de 16 de dezembro.
  • Suspensão de obras com recursos municipais.

Segundo o prefeito Izaias Santana, a gestão está focada em minimizar os débitos antes do término do mandato, com a meta de reduzir a dívida para menos de R$ 50 milhões até 2025, quando o prefeito eleito, Celso Florêncio (PL), assumirá a administração.

Impacto nos serviços e população

Essas medidas têm gerado impactos diretos nos serviços oferecidos à população, como a redução das oficinas culturais e o funcionamento do Atende Bem. A gestão atual justificou a contenção como necessária para evitar agravamento da crise financeira e garantir o funcionamento dos serviços essenciais.

Apesar dos ajustes, a situação financeira segue como um desafio para a próxima administração, que terá que lidar com um cenário de restrições orçamentárias e dívidas acumuladas.

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui