Cerca de 100 pessoas participaram da Reunião Anual de Metas do Núcleo Paraíba do Sul do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), realizada na segunda-feira (11/11) no auditório da Regional de Taubaté. Os promotores de Justiça Renata Bertoni Vita e Osvaldo de Oliveira Coelho apresentaram os resultados alcançados em 2024 e destacaram as principais iniciativas do núcleo.
Entre as ações expostas estavam o projeto 100% Paraíba do Sul, focado em saneamento básico, o programa Mata Viva, que trata dos Planos Municipais da Mata Atlântica, e a iniciativa Meio Ambiente na Minha Cidade, voltada para os Conselhos e Fundos Municipais do Meio Ambiente. Também foi detalhado o programa de Mudanças Climáticas – Incêndios e Queimadas, uma recente adição às atividades do GAEMA. Outros temas discutidos incluíram a conservação da várzea do Rio Paraíba do Sul, a fauna, ecologia de estradas, logística reversa, gestão de resíduos sólidos e combate às perdas de água.
Durante a reunião, representantes de prefeituras, órgãos e entidades ambientais da região apresentaram demandas e sugestões para ajudar na definição das metas prioritárias para 2025.
Entre os participantes estavam autoridades como o tenente-coronel PM Araújo Monteiro, major PM Paulo Roberto Reis Teixeira de Souza, promotores de Justiça, e representantes de organizações como o Corpo de Bombeiros, Defesas Civis, Polícia Militar Ambiental, CETESB, SABESP, ICMBio, Agência de Transporte do Estado de São Paulo, entre outros. O evento também contou com a atuação da assessora do MPSP Rafaela Maia Ribeiro e das analistas jurídicas Ana Gabriela Amaral de Oliveira e Gláucia Ribeiro e Souza Mellado, todas ligadas ao GAEMA – Paraíba do Sul.
Fonte: mpsp.mp.br/
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui