Ortiz Junior é convocado como suplente para a Alesp, mas refiliação ao PSDB é alvo de disputa interna

ortiz-junior-e-convocado-como-suplente-para-a-alesp-mas-refiliacao-ao-psdb-e-alvo-de-disputa-interna
Foto: Lucas Tavares/g1

O ex-prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), foi convocado para assumir uma vaga como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a partir de 6 de janeiro de 2025. A convocação foi publicada no Diário Oficial e assinada pelo presidente da Alesp, André do Prado (PL), após a eleição de Vinicius Camarinha como prefeito de Marília.

Ortiz, suplente pela federação PSDB/Cidadania, enfrentou questionamentos sobre sua refiliação ao PSDB, partido que deixou anteriormente para concorrer à Prefeitura de Taubaté pelo Republicanos. Ele retornou ao PSDB em novembro, mas a executiva nacional do partido declarou nula sua refiliação, alegando irregularidades e desrespeito ao Estatuto partidário.

Disputa pela vaga

Apesar do registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSDB argumenta que Ortiz buscou apenas garantir a vaga na Alesp. O partido indicou que a cadeira será assumida por Damaris Moura (PSDB). Procurado, Ortiz afirmou que permanece filiado ao PSDB e não recebeu notificações judiciais sobre sua situação.

Representantes do Vale do Paraíba na Alesp

Caso Ortiz assuma a vaga, ele se juntará a Dr. Elton (União Brasil) e Letícia Aguiar (Progressistas) como representantes do Vale do Paraíba na Alesp. Edmir Chedid (União Brasil), que também representava a região, deixou o cargo para assumir a Prefeitura de Bragança Paulista.

Contas municipais de 2020 aprovadas

Na última sexta-feira (20), a Câmara de Taubaté aprovou as contas de 2020 da gestão de Ortiz Junior, inicialmente julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado. Em uma sessão extraordinária, as contas foram aprovadas por 13 votos a favor e 6 contrários.

Como votaram os vereadores:
  • A favor: Adriano Coletor Tigrão (Cidadania), Boanerge (União), Diego Fonseca (PL), Douglas Carbonne (Solidariedade), Jessé Silva (Podemos), Moises Luciano Pirulito (PL), Neneca Luiz Henrique (PDT), Nunes Coelho (Republicanos), Paulo Miranda (MDB), Professor Edson (PSD), Richardson da Padaria (União), Rodson Lima Bobi (PRD), Vivi da Rádio (Republicanos).
  • Contra: Alberto Barreto (PRD), Elisa Representa Taubaté (Novo), João Henrique Dentinho (PP), Marcelo Macedo (MDB), Serginho (PDT), Talita Cadeirante (PSB).

A disputa em torno da refiliação de Ortiz Junior reflete tensões internas no PSDB e pode influenciar o cenário político estadual, especialmente para a federação PSDB/Cidadania.

Fonte:g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui