A Dassault Systèmes, líder global em softwares para design 3D e prototipagem, inaugurou, nesta terça-feira (3), o seu primeiro laboratório global de última geração para a América Latina, localizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos.
O novo espaço tem como objetivo apoiar startups, oferecendo um ambiente dinâmico de escritório e acesso à plataforma 3DEXPERIENCE, que inclui aplicativos na nuvem para design 3D, simulação e colaboração. As empresas também contarão com mentoria técnica especializada e terão a oportunidade de participar do programa de inovação Nexus Growth Tech do PIT, além de acesso aos laboratórios e ao campus, o que permitirá o desenvolvimento de importantes redes de contatos.
O foco do laboratório é apoiar empresas em estágio inicial, especialmente nos primeiros dois anos de existência, que são os mais críticos para o crescimento dos negócios. Inicialmente, três startups serão selecionadas por um comitê de mentores da Dassault Systèmes e do PIT, recebendo um programa de incubação de dois anos. Esse apoio incluirá o uso de gêmeos virtuais e a possibilidade de projetar, desenvolver e simular suas ideias, reduzindo custos de produção e o tempo de lançamento no mercado.
Alejandro Chocolat, diretor geral da Dassault Systèmes na América Latina, comentou sobre a importância da iniciativa: “Esta abertura para startups marca o início de um novo capítulo para a inovação na indústria brasileira. Nosso objetivo é apoiar soluções inovadoras que causem impactos significativos na sociedade.”
Jeferson Cheriegate, presidente do PIT, também ressaltou a importância do projeto: “A nova incubadora, criada em parceria com a Dassault, se encaixa perfeitamente no ecossistema de inovação de São José dos Campos, permitindo que startups interajam com os principais players do mercado e acessem tecnologias de ponta.”
Criado na França em 2015, o 3DEXPERIENCE Lab já ajudou mais de 70 startups em diversas partes do mundo, e a unidade no PIT de São José dos Campos promete ser um grande impulsionador da inovação no Brasil.
Fonte: