Após três dias de operação Ágata, na noite da última quinta-feira (19), uma ação conjunta da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima e da Marinha do Brasil resultou no flagrante de pesca irregular próximo à Ilha dos Búzios, no município de Ilhabela, SP.
Flagrante de pesca irregular
Durante a abordagem de duas embarcações em plena atividade no mar territorial, as equipes localizaram 1.500kg de pescados diversos e 400kg de camarão-rosa nos porões. Ao solicitar as documentações das embarcações e tripulantes, foi constatada a ausência das licenças obrigatórias para a prática de pesca, configurando infração ambiental.
Multas e apreensões
Como parte da ação, as forças ambientais apreenderam os pescados, que foram destinados à Prefeitura de São Sebastião, onde serão encaminhados para pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa medida transformou a operação em uma iniciativa humanitária que beneficia a população carente da região.
Os tripulantes das embarcações foram autuados por pesca sem licença ambiental, totalizando R$ 156 mil em multas. Além disso, as duas embarcações e quatro redes de arrasto utilizadas na captura de camarão foram apreendidas.
Preservação ambiental e segurança alimentar
A operação Ágata reflete o compromisso das forças ambientais em proteger os ecossistemas marinhos e garantir a preservação das espécies para as gerações futuras. A fiscalização rigorosa coíbe práticas predatórias e promove a segurança alimentar da população ao assegurar que os recursos naturais sejam explorados de forma sustentável.
Essas ações reforçam a importância da conscientização e do cumprimento das normas ambientais, destacando o papel das autoridades na manutenção da biodiversidade dos oceanos e na proteção dos recursos pesqueiros.
Fonte: 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui