Procon-SP Intensifica Atendimento para Black Friday com Postos em Todo o Estado

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Foto: Governo de SP

O Procon-SP anunciou o reforço de postos de atendimento durante o mês de novembro, visando orientar consumidores e fornecedores em relação à Black Friday. A iniciativa tem como objetivo diminuir a quantidade de problemas e reclamações registradas na plataforma do Procon.

Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, destacou a importância da prevenção e orientação para melhorar as relações de consumo e evitar práticas abusivas. “O Procon-SP continua acompanhando os grandes eventos para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor”, afirmou.

Atendimento na Capital

Na cidade de São Paulo, o Procon-SP, em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, disponibilizará postos de atendimento nas estações:

  • Tatuapé (CPTM)
  • Sacomã (Metrô)
  • Jabaquara (EMTU)

Os consumidores poderão tirar dúvidas e formalizar reclamações em todas as sextas-feiras de novembro, das 9h às 16h. Excepcionalmente no feriado do dia 15, o atendimento ocorrerá na quinta-feira (14).

Postos no Interior e Litoral

Os consumidores do interior e litoral contarão com o Procon Móvel, que estará presente em diversas cidades, oferecendo orientação também nas sextas-feiras de novembro, das 9h às 16h. Na quinta-feira (14), a ação será em Santos, no bairro do Gonzaga. As cidades atendidas são:

  • 1º/11: Presidente Prudente
  • 08/11: Jundiaí
  • 14/11: Santos
  • 22/11: Votuporanga
  • 29/11: São José dos Campos

Campanha de Orientação

Além dos atendimentos presenciais, o Procon-SP promoverá uma campanha nas redes sociais durante todo o mês, com vídeos, dicas e recomendações para evitar que consumidores sejam enganados por ofertas desvantajosas ou golpes, que tendem a aumentar nesse período.

Os Procons municipais conveniados também receberão os materiais para ampliar a divulgação e alcançar um maior número de consumidores.

Monitoramento de Preços

O Procon-SP já está monitorando preços de 60 produtos em mais de 10 sites de e-commerce desde outubro, com o intuito de identificar práticas abusivas durante a Black Friday, que é um dos períodos de vendas mais significativos do comércio brasileiro. A entidade irá divulgar, na última semana da promoção, relatórios parciais sobre as principais reclamações e um balanço geral no dia 2 de dezembro.

Como parte das medidas preventivas, o Procon-SP também enviou recomendações a empresas que frequentemente recebem queixas, com orientações sobre como evitar problemas semelhantes aos ocorridos no ano anterior.

Fonte: https://www.agenciasp.sp.gov.br/

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