A partir desta segunda-feira (18), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começará a aplicar avaliações de fluência leitora para 100 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual. O processo, que se estenderá até 13 de dezembro, incluirá também municípios parceiros do programa Alfabetiza Juntos SP.
As provas serão aplicadas de duas formas: pelo aplicativo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que grava e valida a leitura das crianças, e pela plataforma Elefante Letrado, que fornecerá um mapa de desenvolvimento para estudantes do 2º ao 5º ano. Ao todo, 420,7 mil avaliações serão realizadas.
Segundo Márcia Bernardes, da Seduc-SP, essa é a primeira vez que será possível comparar os resultados com o ano passado, quando 64% dos alunos do 2º ano foram considerados leitores fluentes. O objetivo da gestão estadual é alcançar 90% de crianças leitoras até 2026.
No contexto da rede estadual, 550 mil crianças do 1º ano já utilizam a ferramenta Elefante Letrado, que disponibiliza mais de 500 obras de literatura infantil.
O calendário de avaliações inclui o 2º ano entre 18 de novembro e 6 de dezembro, enquanto as turmas dos 3º, 4º e 5º anos realizarão as provas entre 25 de novembro e 13 de dezembro.
Fonte: agenciasp.sp.gov.br/