Sindicato se reúne com possível comprador da Avibras em meio à crise financeira da empresa

sindicato-se-reune-com-possivel-comprador-da-avibras-em-meio-a-crise-financeira-da-empresa
Foto: Reprodução/ TV Vanguarda

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos se encontrou com representantes de um investidor brasileiro interessado na compra da Avibras, indústria bélica localizada em Jacareí, no último dia 8 de novembro. A reunião, realizada na sede do sindicato, teve como objetivo discutir as condições de trabalho dos funcionários, que estão há mais de um ano sem receber salários e em greve desde setembro de 2022 devido à crise financeira enfrentada pela empresa.

Durante o encontro, que durou cerca de 2h30, não foi apresentada nenhuma proposta formal, mas o sindicato avalia o encontro como positivo. A principal pauta foi garantir condições mínimas para os trabalhadores, caso a venda da Avibras se concretize. Entre as exigências apresentadas, destacam-se: pagamento integral de salários e multas, retorno do plano de saúde, estabilidade no emprego por um ano e a garantia de permanência da empresa na região por no mínimo 10 anos, com compromisso formal junto aos governos e ao Ministério Público Federal.

sindicato-se-reune-com-possivel-comprador-da-avibras-em-meio-a-crise-financeira-da-empresa
Foto: Reprodução/ TV Vanguarda

A Avibras, que está em recuperação judicial desde 2022, havia anunciado a negociação com um investidor brasileiro no final de outubro. Apesar de o nome do comprador ainda não ser revelado, a empresa informou que o acordo está em fase de diligências, que devem durar aproximadamente quatro semanas. O fechamento do negócio dependerá do cumprimento de certas condições.

A crise da Avibras é uma das mais significativas no setor bélico nacional, com uma dívida de cerca de R$ 327 milhões desde o início do processo de recuperação. A empresa, que chegou a ter 1.400 funcionários, atualmente conta com 924 trabalhadores, todos em greve desde 2022. A venda da companhia para um novo investidor é vista como uma luz no fim do túnel para a recuperação da Avibras, embora o processo ainda dependa de várias etapas a serem cumpridas.

Um novo encontro está agendado para o dia 19 de novembro, onde as negociações devem avançar ainda mais, e o futuro dos trabalhadores e da empresa estará em pauta.

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui