Vale do Paraíba ganha salas de proteção à mulher em quatro cidades

vale-do-paraiba-ganha-salas-de-protecao-a-mulher-em-quatro-cidades
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O Governo de São Paulo ampliou o atendimento das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) Online em várias cidades, incluindo quatro no Vale do Paraíba. A iniciativa faz parte da campanha “SP por Todas: 21 dias por elas”, que integra o movimento internacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, reforçando a segurança e o acolhimento às vítimas de violência.

As cidades contempladas na região foram Aparecida, Bananal, Campos do Jordão e Pindamonhangaba. A primeira sala começou a operar nesta semana em Aparecida, trazendo atendimento especializado para mulheres que se dirigem às delegacias e informam ser vítimas de violência doméstica ou familiar.

“A expansão das Salas DDM Online para mais cidades de São Paulo é um passo fundamental na garantia de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência. Com a modernização e humanização do atendimento, asseguramos que cada mulher tenha o suporte necessário, de forma segura e acessível, para denunciar e buscar justiça”, declarou Valéria Bolsonaro, secretária de Políticas para a Mulher.

Como funcionam as salas DDM Online

Esses espaços estão localizados dentro das delegacias de polícia e contam com atendimento por videoconferência realizado por policiais especializados em acolhimento e registro de denúncias. Segundo a delegada Cláudia Nogueira Cobra, coordenadora do programa, o principal ganho é que as vítimas recebem um atendimento mais qualificado e cuidadoso, com mais tempo dedicado à escuta e à orientação.

“O boletim de ocorrência é registrado como se o policial estivesse presencialmente com a vítima. Caso a mulher solicite a medida protetiva de urgência, gravamos seu depoimento em vídeo, que é transcrito e encaminhado ao Poder Judiciário”, explicou a delegada.

Além disso, o serviço das DDM Online complementa o atendimento das Delegacias de Defesa da Mulher já existentes no estado. Atualmente, São Paulo conta com 141 delegacias territoriais especializadas e 144 salas DDM Online.

Outras formas de registro

A mulher vítima de violência também pode optar por registrar a ocorrência sem sair de casa. O boletim de ocorrência pode ser feito pela delegacia eletrônica da Polícia Civil ou pelo aplicativo SP Mulher Segura, ambos acessíveis com conexão à internet.

Em qualquer uma dessas plataformas, a vítima preenche o boletim com informações pessoais, detalhes do agressor e histórico da ocorrência, além de poder anexar imagens ou solicitar medidas protetivas de urgência.

Mais segurança no Vale do Paraíba

Com a inauguração das salas DDM Online em Aparecida, Bananal, Campos do Jordão e Pindamonhangaba, o Vale do Paraíba reforça sua rede de proteção às mulheres, oferecendo suporte e encorajamento para que denunciem casos de violência.

Essa ação faz parte de um esforço maior do Governo de São Paulo, que tem implementado políticas públicas para mulheres em diversas áreas, como saúde, segurança e autonomia financeira.

Para saber mais sobre as políticas disponíveis, acesse o Portal da Mulher Paulista e conheça as iniciativas que promovem segurança, liberdade e oportunidades para mulheres em todo o estado.

Fonte: agenciasp.sp.gov.br/

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui