Uma tradição foi retomada em São José dos Campos. Foram dois anos de suspensão da Festa do Trabalhador. O evento ocorre no bairro Novo Horizonte e é famosa pela macarronada que é servida no dia 1° de maio, o Dia do Trabalhador.
O hiato ocorreu devido às regras de restrição durante a pandemia de Covid-19. É a 42ª edição da Festa do Trabalhador, que ocorre nesse domingo, no bairro de sempre, na região leste.
A macarronada também está de volta. O macarrão com molho à bolonhesa é a principal atração da festa, que ocorre no bairro desde 1979.
As comemorações têm início às 9h30, com uma missa dedicada ao Dia do Trabalhador, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Praça 1º de Maio, 241).
Para a criançada, as atividades recreativas estão marcadas para as 10h, na Rua dos Lavradores (em frente à Praça 1º de Maio). Serão cinco horas de brincadeira e cultura, como rua de lazer, jogos e brinquedos infláveis, além do projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com shows de palhaços, malabares e contação de histórias. Para alegrar ainda mais o dia, haverá distribuição de pipoca e algodão-doce.
A tão esperada macarronada será servida às 12h na Escola Estadual Dorival Monteiro, localizada na Rua dos Pedreiros, 367. A expectativa é de que aproximadamente 8 mil pessoas passem pelo local para saborear o almoço.
Uma equipe de no mínimo 100 pessoas, distribuídas em três turnos, estará envolvida na elaboração do prato. O início do processo começa na véspera, no sábado (30), com o cozimento da massa. Já a preparação do molho é feita no dia da festa para assegurar a qualidade do alimento servido.
Aproximadamente 300 pessoas estarão envolvidas na organização do evento, incluindo integrantes da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. Também estarão em ação profissionais das equipes de saúde (ambulância), elétrica, hidráulica, Agentes da Mobilidade, Urbam e Secretarias de Manutenção e Educação.
Ingredientes da macarronada
• 1.000 quilos de macarrão (in natura)
• 500 quilos de carne moída
• 15 quilos de sal
• 600 quilos de molho de tomate
• 40 quilos de tempero pronto de alho e cebola, sem pimenta
• 80 litros de óleo de soja
• 3 quilos de orégano
• 1 quilo de louro
• 20 quilos de açúcar
As informações fora publicadas no site oficial da prefeitura de São José dos Campos.
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui