Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes no Vale do Paraíba

Inmet emite alerta para chuvas intensas e ventos fortes no Vale do Paraíba
(Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, prevendo a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes. A previsão abrange todas as cidades da região, incluindo a região bragantina e a Serra da Mantiqueira, e vigora até às 10h desta segunda-feira (19).

De acordo com o comunicado do Inmet, as cidades foram classificadas como amarelo no grau de risco, indicando um potencial de perigo. Durante o período do alerta, é esperada uma precipitação de 20 a 30 milímetros por hora, podendo chegar a uma média de 50 milímetros por dia. Além disso, há previsão de ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h.

Os moradores devem estar atentos aos possíveis impactos, que incluem temporais, raios, rajadas de vento e até mesmo granizo. O Inmet alerta para o risco de cortes de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas em toda a região.

Diante dessas condições climáticas adversas, o instituto emitiu algumas orientações importantes. Em caso de rajadas de vento, é recomendado evitar abrigar-se sob árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão, devido ao risco de descargas elétricas e queda de galhos.

A população, especialmente aquela que reside em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas causados pela chuva, deve permanecer em alerta e adotar medidas de precaução. Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui