Inmet retira alerta de ‘grande perigo’ para chuvas e ventos no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Inmet retira alerta de 'grande perigo' para chuvas e ventos no Vale do Paraíba e Litoral Norte
(Inmet)

Após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) retirar o alerta de ‘grande perigo’ para chuvas e ventos na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, os moradores podem respirar um pouco mais aliviados. O alerta, que estava válido até as 10h de domingo (24), foi removido no fim da manhã deste sábado (23).

Segundo os meteorologistas do Inmet, a frente fria que assolou o Sudeste brasileiro, causando estragos no Rio de Janeiro e em parte de São Paulo, teve seu deslocamento mais rápido do que o previsto. Isso significa que as condições climáticas na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte não apresentam mais o risco de tempestades severas.

Embora as chuvas ainda possam ocorrer, a previsão é de que sejam mais fracas e sem a necessidade de alerta de perigo. O fim de semana promete ser de tempo fechado, com chuviscos e temperaturas amenas na região.

Apesar da retirada do alerta de ‘grande perigo’, a Defesa Civil permanece em estado de alerta até domingo (24), especialmente devido ao risco de movimentação de terra em solo encharcado pelas chuvas recentes.

Em São José dos Campos, a chuva foi fraca até às 9h deste sábado, e a situação foi considerada tranquila pela Defesa Civil estadual. Acredita-se que não haverá ocorrências graves durante o fim de semana.

Em relação aos municípios do Litoral Norte de São Paulo, Ubatuba registrou a maior quantidade de chuva nas últimas 24 horas, com 71 milímetros. No entanto, não foram reportadas ocorrências graves na cidade.

Em Caraguatatuba, foram registrados 42 milímetros de chuva, resultando na queda de quatro árvores. Já em São Sebastião, com 41 milímetros de chuva, sete árvores caíram, mas sem causar feridos ou desabrigados.

Ilhabela também teve quedas de árvores e pontos de alagamentos, porém sem gravidade.

A Defesa Civil orienta os moradores a permanecerem atentos aos sinais de movimentação do solo, evitar áreas arborizadas durante temporais, não enfrentar áreas alagadas, procurar abrigo em edificações durante quedas de raios e, em caso de fio energizado sobre o veículo, permanecer dentro dele e ligar para a emergência.

Apesar do cenário menos preocupante, é essencial que os moradores sigam as orientações da Defesa Civil para garantir sua segurança durante o período chuvoso.

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui