A greve dos coletores de lixo de Jacareí terminou na tarde desta segunda-feira (6), após quatro dias de paralisação. O movimento, iniciado na sexta-feira (3), foi motivado pela falta de pagamento de benefícios, como ticket-alimentação e vale-refeição, por parte da empresa terceirizada responsável pelo serviço.
De acordo com o Sindicato dos Condutores, cerca de 600 trabalhadores aderiram à paralisação, o que resultou no acúmulo de lixo em ruas e bairros da cidade. Durante o período, a Prefeitura de Jacareí criou pontos emergenciais para que os moradores descartassem os resíduos.
Por volta das 16h30 de segunda-feira, o sindicato confirmou que os pagamentos haviam sido realizados e que a coleta seria retomada ainda no segundo turno do mesmo dia.
Uma reunião entre lideranças da categoria e a prefeitura está prevista para esta terça-feira (7). O objetivo é discutir as queixas dos trabalhadores sobre a empresa e buscar melhorias para o serviço de coleta.
Histórico de paralisações
Essa não é a primeira vez que atrasos no pagamento geram transtornos. Em dezembro, outra paralisação interrompeu a coleta por dois dias, afetando mais de 40 bairros. Na época, cerca de mil funcionários, entre motoristas, coletores e varredores, participaram do movimento, que foi encerrado somente após a quitação dos débitos.
O prefeito Celso Florêncio (PL) notificou a empresa Ambiental, responsável pela coleta, devido aos atrasos e afirmou que aplicará multas caso os serviços sejam novamente interrompidos. Segundo ele, a empresa recebeu cerca de R$ 100 milhões em 2024, mas ainda enfrenta um desequilíbrio econômico-financeiro estimado em R$ 60 milhões.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui