Na manhã desta segunda-feira (2), os coletores de lixo de Jacareí (SP) paralisaram suas atividades devido ao atraso no pagamento do 13º salário, ticket alimentação e convênio médico. A greve foi confirmada pelo Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, que representa a categoria, e não há previsão para o fim da paralisação.
A decisão foi tomada após uma assembleia realizada em frente à empresa Ambiental, responsável pela coleta na cidade. O diretor do sindicato, Leandro Aparecido dos Santos, afirmou que o convênio médico foi suspenso na última sexta-feira (29), e até o momento os trabalhadores não receberam os valores pendentes. Ele também alertou que a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) está programada para o dia 7 de dezembro, mas pode ser afetada.
Impactos e justificativas da prefeitura
O lixo já começa a se acumular nas ruas de Jacareí, causando transtornos para a população.
Em resposta, a Prefeitura de Jacareí reconheceu as dificuldades financeiras que levaram ao atraso no pagamento à empresa Ambiental, previsto inicialmente para 25 de novembro. Segundo a administração municipal, o repasse será efetuado ainda nesta semana.
“A Administração Pública Municipal passa por um momento desafiador financeiramente e está promovendo um programa de anistia com descontos de até 100% em juros e multas sobre dívidas, para aumentar a arrecadação e equilibrar as contas”, informou a prefeitura em nota.
Enquanto isso, moradores enfrentam as consequências da paralisação, aguardando uma solução para a retomada dos serviços de coleta de lixo.