Na madrugada desta terça-feira (26), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté prendeu um homem de 45 anos suspeito de furtar materiais elétricos do Posto de Saúde ESF Chácara Silvestre, no bairro de mesmo nome.
A ocorrência teve início por volta das 3h, quando a GCM foi acionada para verificar uma falha de comunicação na unidade, localizada na Rua Isidoro Nogueira. Ao chegarem, os agentes constataram o furto de fios elétricos e outros componentes. Imediatamente, a responsável pelo local foi informada e a área foi preservada para a realização da perícia técnica.
Com base em imagens do sistema de monitoramento, a GCM identificou e localizou o suspeito nas proximidades do posto. Ele foi conduzido à Delegacia e ficou à disposição da Justiça.
Impacto no atendimento
Devido ao furto, os atendimentos no ESF Chácara Silvestre foram suspensos nesta terça-feira. A Prefeitura orientou que os moradores busquem atendimento na UBS Mais Fazendinha e nos PAMOs Três Marias II e Santo Antônio.
Operação Ferro Velho
A Prefeitura de Taubaté, com apoio da GCM, realiza a Operação Ferro Velho para combater a receptação de materiais provenientes de furtos, como fios de cobre. Em 2024, já foram apreendidos cerca de 600 kg de fios, reforçando a segurança e combatendo o comércio clandestino na cidade.