O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN), localizado no litoral norte de São Paulo, registrou um aumento significativo no atendimento oncológico em outubro de 2024. A unidade, que agora é habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), ampliou sua capacidade mensal de consultas médicas de 1.100 para 1.600, e de tratamentos como quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia de 1.600 para 2.460.
A diretora operacional do hospital, Sandra Marcondes, destaca a importância dessa conquista: “Com a habilitação da Unacon, reforçamos os cuidados a pacientes com câncer na região.” A unidade passou a oferecer tratamento para uma variedade maior de cânceres, incluindo áreas como tórax, cabeça e pescoço, além de suas especialidades já estabelecidas, como câncer de mama, próstata e aparelho digestivo.
Desde o início das operações oncológicas em dezembro de 2021, o hospital já realizou mais de 24 mil atendimentos, incluindo 7,8 mil sessões de quimioterapia, 23,5 mil sessões de radioterapia e 9,8 mil tratamentos de hormonioterapia.
Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, o HRLN opera sob o protocolo da Rede Hebe Camargo, garantindo que pacientes oncológicos com diagnóstico confirmado iniciem o tratamento em até 60 dias, assegurando agilidade e eficiência no cuidado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A habilitação e expansão reafirmam a importância do HRLN como referência regional no tratamento do câncer, reforçando o compromisso do SUS com a qualidade e a acessibilidade dos serviços prestados à população.