A Prefeitura de Ilhabela aplicou uma multa de R$ 500 mil à Sabesp após um vazamento de esgoto na Estação Elevatória “Santos Dumont”, no antigo Campo de Aviação. O incidente, ocorrido no último domingo (9), resultou no despejo de esgoto em via pública e na contaminação da Praia do Engenho D’Água.
Além do transbordamento na estação, outros dois pontos próximos registraram vazamentos, permitindo que o esgoto atingisse bueiros de drenagem pluvial e chegasse à praia, causando um impacto ambiental significativo. Técnicos da Sabesp estavam no local tentando identificar o problema quando agentes da fiscalização da Prefeitura constataram que tanto a bomba principal quanto a reserva estavam quebradas.
Fiscalização intensificada
Segundo a Prefeitura, a Sabesp já recebeu sete notificações este ano por problemas semelhantes. O governo municipal afirmou que continuará autuando a concessionária sempre que forem detectadas falhas que prejudiquem o meio ambiente e a população.
Na última terça-feira (11), o prefeito Toninho Colucci reuniu representantes de diversas secretarias para reforçar as ações de fiscalização da empresa na cidade.
A Prefeitura de Ilhabela orienta moradores a denunciarem vazamentos de esgoto pelo WhatsApp (12) 99797-3829.
Fonte: ilhabela.sp.gov.br/portal/
MATERIAS RELACIONADAS
São José quebra tabu e vence a Ferroviária fora de casa no Paulistão A2
Interdição no acesso a Jacareí pela Via Dutra nos dias 19 e 20
Guaratinguetá abre inscrições para Pilates e Treinamento Funcional para maiores de 55 anos