O Projeto TransplantAR, uma inovadora iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, visa unir a frota ociosa de aeronaves particulares com a necessidade urgente de transporte de órgãos para transplantes. Com 1.155 helicópteros, 520 turbo-hélices e 432 jatos executivos em atividade, a maior parte desses veículos permanece parada 80% do tempo, enquanto o Brasil enfrenta uma grave situação no transplante de órgãos, com mais de 66 mil pacientes na fila de espera.
O projeto, liderado por Francisco Lyra, presidente do Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) e piloto com quase 50 anos de experiência, busca sensibilizar proprietários de aeronaves a ceder horas de voo não utilizadas. Se apenas 30% da frota paulista aderir à proposta, poderão ser geradas até 17.144 horas a mais de voos anuais, aumentando a eficiência e a rapidez no transporte de órgãos, crucial para salvar vidas.
Impacto positivo na saúde pública
Durante uma recente entrevista na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Lyra expressou sua satisfação com a iniciativa, afirmando que “o prêmio disso é a felicidade de saber que você impactou a vida de várias pessoas.” Ele enfatiza que essas viagens não são apenas transporte, mas experiências emocionantes que envolvem todos os profissionais de aviação.
A doação de horas de voo poderia reduzir em 20% o descarte de órgãos doados, que atualmente ocorre devido a limitações logísticas. Entre 2013 e 2023, 368 corações foram desperdiçados por falta de transporte adequado. A expectativa é que, com a implementação do TransplantAR, os transplantes cardíacos possam aumentar em até 30%.
Segurança e fiscalização
Para garantir a segurança das operações, a IBA firmou parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fará a fiscalização e auditoria dos voos realizados. Os voos particulares contarão com a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), garantindo que todas as operações sejam seguras e legais.
Além do benefício social, a iniciativa também promete um impacto econômico positivo significativo, economizando cerca de R$ 296 milhões em investimentos públicos que seriam necessários para obter um cenário similar sem a doação de horas de voo.
Expansão e engajamento
O TransplantAR não só se concentra em aumentar a participação dos empresários paulistas, mas também possui potencial para se expandir para outras regiões do Brasil. Lyra enfatiza que a flexibilidade e a agilidade proporcionadas pela aviação de negócios são essenciais para alcançar o principal objetivo: salvar vidas.
Com uma recepção positiva entre os empresários consultados, o projeto espera formar uma ampla lista de doadores de horas de voo, facilitando o transporte de órgãos quando necessário. “Estamos prontos para usar a ociosidade das aeronaves, sem afetar compromissos de trabalho ou manutenção,” conclui Lyra, otimista com o futuro da iniciativa.
Fonte: al.sp.gov.br/noticia
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