Negociações entre Sindicato e investidor da Avibras seguem sem acordo sobre multas trabalhistas

negociacoes-entre-sindicato-e-investidor-da-avibras-seguem-sem-acordo-sobre-multas-trabalhistas
Dirigentes do Sindicato em reunião com representantes de investidor - Foto: João Mendes

A falta de consenso sobre o pagamento das multas trabalhistas devidas pela Avibras impediu avanços na terceira rodada de negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e o investidor interessado em adquirir a empresa. A reunião, realizada nesta sexta-feira (22), terminou novamente sem acordo, e um novo encontro foi marcado para quinta-feira (28), às 15h.

Propostas em conflito

O principal impasse envolve a proposta do investidor para que os trabalhadores abram mão de aproximadamente R$ 300 milhões em multas referentes a atrasos salariais. Em troca, ele oferece um valor correspondente a duas vezes a correção dos salários atrasados pelo INPC, com pagamento previsto para fevereiro de 2026.

Na tentativa de avançar, o investidor ajustou a proposta de parcelamento dos salários atrasados, que na negociação anterior seria paga em até 13 meses, para um prazo de 8 a 13 meses. O Sindicato, no entanto, insiste em um prazo menor, de 5 a 7 parcelas, e o consenso ainda não foi alcançado.

13º salário garantido

Apesar das dificuldades, houve um avanço pontual: o investidor aceitou a proposta do Sindicato para o pagamento integral do 13º salário dos trabalhadores, que será depositado no dia 20 de dezembro.

Sigilo do investidor gera desconfiança

Um ponto de tensão nas negociações é o sigilo em torno da identidade do investidor, representado nas reuniões por Carlos Fortner. Segundo o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, essa falta de transparência torna as negociações mais difíceis.

“Os trabalhadores estão dispostos a negociar, mas é difícil abrir mão desse valor, que é um direito deles. Além disso, é muito complicado aprovar qualquer acordo sem saber com quem estamos negociando. Queremos construir uma proposta que atenda às expectativas dos trabalhadores”, afirmou Weller.

Próximos passos

Com a reunião marcada para o próximo dia 28, trabalhadores e Sindicato aguardam novos avanços que permitam a construção de um acordo mais equilibrado e transparente.

Fonte: sindmetalsjc.org.br/

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui