Ônibus da JTU Voltam a Circular em Jacareí Após Quase 11 Horas de Paralisação

onibus-da-jtu-voltam-a-circular-em-jacarei-apos-quase-11-horas-de-paralisacao
Foto: Divulgação/JTU

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Jacareí chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (31), depois de quase 11 horas de paralisação. A paralisação, que começou ainda durante a madrugada, foi motivada pela falta de pagamento de R$ 750 referentes à Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba confirmou que a Jacareí Transporte Urbano (JTU) realizou o pagamento no início da tarde, o que permitiu o retorno das atividades. “Se houver qualquer atraso futuro, os trabalhadores poderão paralisar novamente”, advertiu a entidade.

Cerca de 250 funcionários da JTU aderiram à greve, que começou após uma assembleia realizada por volta das 3h. O acordo original previa que o pagamento da PLR fosse feito até quarta-feira (30), mas o valor não foi depositado a tempo, o que gerou a mobilização. A segunda parcela da PLR está prevista para o dia 30 de junho de 2025.

Impacto na População

Durante a paralisação, moradores enfrentaram dificuldades para se deslocar. Muitos foram pegos de surpresa, como o jovem aprendiz Lucas Gonçalves da Silva, que contou: “Cheguei aqui e de repente, greve. Estou há meia hora esperando e vou ter que chamar um Uber para ir trabalhar.”

O mecânico Aldemício Laureano também foi afetado: “Ia pegar o ônibus, mas não tinha nenhum. Sem ônibus, não consigo chegar ao meu destino.”

A paralisação afetou apenas os ônibus que realizam o transporte público municipal. Os veículos intermunicipais, como os que fazem a rota entre Jacareí e São José dos Campos, operaram normalmente.

Resposta da JTU

Por meio de nota, a JTU informou ter sido surpreendida pela greve e alegou que “o atraso de um dia no pagamento da PLR não justifica tal reação”. A empresa destacou que tem cumprido com os pagamentos de salários e benefícios, mesmo enfrentando um “desequilíbrio contratual” agravado pela crise pandêmica e pela ausência de subsídios da Prefeitura, necessários para manter os custos operacionais.

Fonte: diariodotransporte.com.br

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui