A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (18), uma operação para investigar um esquema de fraude no abastecimento de veículos oficiais da Receita Federal, com um desvio estimado em R$ 500 mil. A própria Receita denunciou as irregularidades e está cooperando com a operação.
A ação conta com a participação de 18 servidores da Receita Federal e 40 agentes da Polícia Federal, que estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão em residências e comércios nas cidades de Taubaté e Pindamonhangaba.
Além disso, foram emitidas quatro medidas cautelares de suspensão do exercício de função pública, porém os nomes dos investigados não foram divulgados. A operação, batizada de “Cartão Black”, foca na adulteração de hodômetros e manipulação dos abastecimentos, além do uso indevido de cartões oficiais de abastecimento.
De acordo com a investigação, dois funcionários – um terceirizado e um servidor da área de processamento de dados – estavam envolvidos no esquema junto a funcionários e donos de um posto de combustível. A quadrilha aumentava a capacidade dos tanques de veículos, simulava abastecimentos em veículos já desativados e utilizava cartões de forma fraudulenta.
Em comunicado, a Receita Federal reafirmou seu compromisso com o uso de sistemas de controle rigorosos e com a promoção de uma cultura ética entre seus colaboradores.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui