No último domingo (20), a Polícia Militar Ambiental apreendeu 94 pássaros silvestres durante um campeonato irregular de canto de aves em São Sebastião, no bairro Jaraguá. As aves, da espécie Coleirinha, foram encontradas, sendo 50 com anilha e 44 sem anilha. Além dos pássaros, os agentes também apreenderam 59 pedestais, 24 veículos, 104 gaiolas e outros itens relacionados ao torneio.
Ao todo, 38 pessoas estavam envolvidas no evento e tentaram fugir ao perceber a chegada da polícia, mas foram abordadas e identificadas. De acordo com a PM, o torneio era realizado sem autorização do órgão competente. Todos os participantes deverão comparecer em uma audiência de atendimento ambiental.
A polícia também informou que será aplicada uma multa de R$ 141 mil pelo uso indevido de aves silvestres e por mantê-las em cativeiro sem as devidas autorizações. Na esfera administrativa, será elaborado um auto de infração ambiental devido às irregularidades identificadas.
Esta operação reflete o empenho das autoridades em coibir práticas ilegais envolvendo animais silvestres e proteger a fauna local.
Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao
MATERIAS RELACIONADAS
Menino autista de 12 anos morre afogado na Praia Grande, em Ilhabela
Motorista derruba cavaletes da GCM em São José dos Campos, foge e é interceptado após colisão
Patrulha Maria da Penha já protege mais de 1.200 mulheres em São José dos Campos