Nesta quinta-feira (7), a Polícia Federal deflagrou a Operação Taeguk, cumprindo 10 mandados de prisão preventiva e 39 de busca e apreensão em diversas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Maranhão. Entre as cidades de São Paulo alvos da operação, estão Caraguatatuba e Paraibuna, além da capital e outras seis cidades da região. O objetivo é desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico transnacional de drogas, com foco no Porto de Santos, um dos principais pontos de embarque de entorpecentes para mercados internacionais, especialmente na Europa e Ásia.
O esquema criminoso foi responsável por inserir mais de uma tonelada de drogas, como cocaína e maconha, em embarcações de grande porte, utilizando métodos sofisticados, como a contaminação de “caixas mar” (baús submersos) no fundo dos portos. A quadrilha também utilizava mergulhadores experientes para a retirada da droga quando os navios atracavam em outros países. Além disso, levantam-se suspeitas de envolvimento de tripulantes dos navios na ocultação das substâncias.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar de São Paulo e envolveu colaboração internacional com países como Coreia do Sul, China e Espanha. Os envolvidos enfrentam acusações de tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, com penas que podem ultrapassar 35 anos de prisão. Até agora, a investigação resultou na apreensão de mais de uma tonelada de drogas em sete eventos realizados ao longo de 2024.
Fonte: www.meon.com.br/noticias/rmvale/
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui