Prefeitura de Jacareí Notifica Empresa e Prevê Multa Após Paralisação na Coleta de Lixo

prefeitura-de-jacarei-notifica-empresa-e-preve-multa-apos-paralisacao-na-coleta-de-lixo

Foto: Reprodução / PMJ

A Prefeitura de Jacareí notificou a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade devido à paralisação dos serviços nesta sexta-feira (3). O motivo foi a falta de pagamento do vale-refeição aos trabalhadores. Cerca de 600 funcionários aderiram à paralisação, conforme informou o sindicato.

Em entrevista, o prefeito Celso Florêncio (PL) destacou que a empresa, contratualmente, não pode suspender os serviços, mesmo em caso de atrasos de pagamento por parte da administração pública. “Nossa briga não é com os trabalhadores, e sim com a empresa. Eles têm que manter o serviço funcionando e honrar os compromissos com os funcionários”, afirmou.

A Prefeitura deu um prazo de três horas para a normalização da coleta, mas o serviço não foi retomado. Segundo o prefeito, a multa será aplicada enquanto a paralisação persistir.

Débitos e Notificações:
A Prefeitura informou que a empresa Ambiental, responsável pela coleta, já recebeu cerca de R$ 100 milhões em 2024, mas possui uma dívida de R$ 60 milhões referente a um reequilíbrio econômico-financeiro não quitado.

Até o momento, a Ambiental não se manifestou sobre o caso.

Paralisações Reiteradas:
Esta é a segunda paralisação dos trabalhadores em curto período. Em dezembro, a categoria suspendeu os serviços por dois dias devido ao atraso no pagamento de salários. Desta vez, o motivo foi o não pagamento do vale-refeição, que deveria ter sido feito na quinta-feira (2).

A Prefeitura segue acompanhando a situação e promete tomar as medidas necessárias para garantir a retomada do serviço de coleta de lixo na cidade.

Fonte: g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/

About The Author