A Prefeitura de São José dos Campos intensifica as ações contra a dengue com a utilização de um drone no combate às endemias. O equipamento aéreo é empregado para atuar em locais de difícil acesso, como empresas de reciclagem e oficinas, pulverizando inseticidas biológicos eficazes contra as larvas e mosquitos.
Esta ação faz parte da rotina de monitoramento e controle realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em pontos estratégicos da cidade, com potencial para proliferação do mosquito Aedes aegypti. O drone, desenvolvido pela UAVI no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), possui uma faixa de pulverização de até 10 metros e capacidade para 50 litros de produto.
Além disso, neste sábado (25), a Prefeitura realiza mais uma edição da Operação Casa Limpa nas regiões leste e sul da cidade. Durante a operação, os moradores devem deixar na frente de suas casas materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito, como latas, potes, baldes e piscinas desmontáveis. O material será recolhido por dois caminhões que circularão pelos bairros. Restos de construção e móveis não serão retirados, devendo ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Com a chegada do verão, período propício para a proliferação do Aedes aegypti, a Prefeitura reforça a importância do engajamento da população em ações preventivas, como evitar o acúmulo de lixo, manter reservatórios e caixas-d’água bem tampados e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água.
A população pode também denunciar criadouros pelo telefone, site ou aplicativo da Central 156 e acompanhar as ações de controle através do portal da Prefeitura.