O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram alertas para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e área bragantina.
Previsão e Alerta
Segundo o Inmet, o alerta de chuvas e ventos vale para toda a região até esta quinta-feira (21). Já a Defesa Civil informou que a Serra da Mantiqueira deve sentir os efeitos da mudança climática de forma mais intensa, com as condições adversas se prolongando até domingo (24).
A mudança no clima é causada por uma frente fria, que traz risco de temporais com raios, ventos fortes e acumulado de chuva que pode chegar a 50 mm por dia.
Classificação de Risco
O Inmet classificou a região com o grau amarelo de risco, indicando perigo potencial:
- 🟡 Amarelo: Perigo potencial
- 🟠 Laranja: Perigo
- 🔴 Vermelho: Grande perigo
Embora o risco seja moderado, há chance de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e pequenos estragos em plantações.
Recomendações à População
- Evite se abrigar sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas publicitárias.
- Evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante tempestades.
Atenção em Áreas Vulneráveis
A Defesa Civil alerta que áreas com histórico de problemas relacionados à chuva devem redobrar a atenção, devido ao risco de deslizamentos, alagamentos, enchentes, e ocorrências envolvendo raios e granizo.
Em Caso de Emergência:
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
A população deve acompanhar atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança durante o período de instabilidade climática.
Fontes: INMET
g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui
Sou contra o excessivo corte de Árvores na Cidade de São jose.Em pleno momento de extrema necessidade de * Conscientização Ambiental em todo o Planeta , não consigo acreditar em tamanha banalização dos cortes de Árvores nunca ocorrida antes! Na Praça Nossa Senhora de Fatima, cortaram uma pequena Árvore da espécie * chapéu de Sol, Ana, que era saudável sem risco , dentre tantas outras no Centro da Cidade, imperdoável! Impostos altíssimos para acabar com o que a cidade tem de mais bonito!No japao amarram as árvores em postes de concreto para que os ciclones não as derrubem! Péssima administração! Gasta-se muito dinheiro com obras desnecessárias! Praça para quem não sabe, é convenção Mundial, lugar para se observar o verde, a natureza!Onde foi que este Prefeito estudou? Problema dele, mas deixe para cortar as árvores de sua propriedade privada, e não incentivar a intolerância para com a necessidade de se ter Árvores! Vá administrar outra Cidade, São jose e muito bonita para alguém que não sabe nem para que tem nariz!