Na manhã de hoje (05) Policiais Civis da Delegacia da Infância e Juventude (DIJU), de São José dos Campos, com o apoio da Delegacia Seccional e da Guarda Municipal, desencadearam a operação “Krampus”. O alvo: jovens por trás de ameaças em escolas municipais e estaduais. Na semana do dia 27/03/2023 à 31/03/2023 foram investigadas 14 ocorrências envolvendo ameaças de ataques às escolas ou apreensões de facas e simulacros de armas de fogo em poder de adolescentes no interior das escolas.
As ações ocorreram de forma conjunta com GCM, PM e diretores de escolas. Segundo a Polícia Civil, uma unidade em especial chamou a atenção da esquipe de investigação. Nela, adolescentes da Escola Estevam Ferri, no bairro Monte Castelo, em São José dos Campos, teriam escrito os dizeres “massacre dia 30/03” e “dia foi adiado para hoje”.
Nas operações foram identificados os possíveis autores, envolvidos em ameaças e divulgação de frases e fotos de cunho nazista. Foi representando junto a Vara da Infância e Juventude para busca domiciliar na residência dos adolescentes, visando a apreensão de objetos relacionados ao caso e vistoria de aparelhos celulares e outros eletrônicos.
No curso da operação foram apreendidos mais 2 aparelhos celulares, 3 facas, além de serem vistoriados outros 4 celulares, que por não constarem envolvimento não foram apreendidos. Os adolescentes foram conduzidos na presença dos responsáveis até a Delegacia, onde prestaram declarações a respeito dos fatos. Eles foram librados em seguida.
Durante o cumprimento de mandados foram detidos dois autores, fazendo uso compartilhado de substância entorpecente.
Operação Krampus
O nome da operação diz respeito a uma figura mitológica que seria o rival do Papai Noel. Ele não entrega presentes pelo bom comportamento, mas pune aquelas que não se comportaram.
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui