Três homens são autuados por pescar com petrechos não permitidos durante a Piracema em Pindamonhangaba

Três homens são autuados por pescar com petrechos não permitidos durante a Piracema em Pindamonhangaba
(Polícia Militar)

Três indivíduos foram autuados por praticarem pesca ilegal com petrechos não permitidos durante o período da Piracema, em uma operação realizada pela equipe de patrulhamento ambiental preventivo em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, no último sábado, dia 24.

Durante o patrulhamento pelo bairro Taipa, com o objetivo de monitorar e coibir atividades de pesca durante a Piracema, os policiais avistaram os três homens praticando a pesca com redes dentro do rio Paraíba do Sul. Rapidamente, a equipe desembarcou e se dirigiu ao local onde os indivíduos estavam pescando.

Ao chegarem, os pescadores já haviam recolhido os petrechos de pesca e os molinetes, que foram encontrados acondicionados em um saco de nylon. Questionados sobre a licença ou autorização para realizar a atividade, os homens informaram não possuir nenhum tipo de permissão e alegaram estar na região a passeio na chácara de um parente, desconhecendo o período da Piracema e a proibição de pescar com redes e molinetes sem licença.

Três homens são autuados por pescar com petrechos não permitidos durante a Piracema em Pinda
(Polícia Militar)

Durante a abordagem, foram encontradas seis redes de pesca, dois molinetes e cerca de 0,115g de pescado. Em conformidade com a legislação ambiental, os três foram autuados e multados em R$ 1.020,00 cada, de acordo com o artigo 35 da Resolução SIMA n° 005/2021, que versa sobre a pesca em período de restrição.

Posteriormente, os infratores foram conduzidos à delegacia, onde prestaram depoimento e foram liberados. O material utilizado na pesca ilegal foi apreendido pelas autoridades competentes, enquanto os peixes apreendidos foram encaminhados para destruição.

A pesca durante a Piracema, período em que os peixes sobem os rios para realizar a desova, é proibida com o intuito de preservar as espécies e garantir a reprodução e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. A atuação das autoridades é fundamental para combater a pesca ilegal e proteger a fauna aquática, assegurando a sustentabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações.

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui