São Paulo declara estado de emergência devido à dengue

São Paulo declara estado de emergência devido à dengue
(Joao Paulo Burini/Getty Images)

O governo do estado de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue após um aumento significativo nos casos da doença. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), que é coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde, e foi oficializada nesta terça-feira (5).

De acordo com Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, os números da doença atingiram níveis epidêmicos, com 138 mil casos registrados e 31 mortes confirmadas em decorrência da dengue. “A gente trabalhou com os dados do painel de monitoramento: 311 casos por 100 mil habitantes. A gente está em epidemia, segundo o que a OMS (Organização Mundial da Saúde) determina dos casos confirmados”, destacou Regiane.

A gestão estadual tem monitorado os sorotipos da dengue que estão circulando em São Paulo, com a predominância dos tipos 1 e 2. A taxa de positividade está em 40%, evidenciando a gravidade da situação.

As mortes confirmadas ocorreram em 21 municípios do estado, no período entre 1º de janeiro e 4 de março. Entre os municípios afetados estão São Paulo, Campinas, Guarulhos e Ribeirão Preto, além de outras cidades do interior paulista.

Diante desse cenário preocupante, a população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada em recipientes e eliminar possíveis criadouros do mosquito, são essenciais para conter a propagação da doença.

O governo estadual reforça a importância de cuidados básicos, como colocar areia em pratos de plantas, tampar caixas d’água e pneus, além de manter a limpeza de recipientes que possam acumular água. A conscientização e a colaboração de toda a população são fundamentais nesse momento de combate à dengue.

Tudo Vale é um portal de notícias regionalizadas de São José dos Campos e Vale do Paraíba – SP. Receba notícias de primeira mão, entre em nossos canais e facilite sua comunicação!
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui