A situação da dengue na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte tem preocupado as autoridades de saúde, com um aumento significativo nos casos e o registro de 19 óbitos causados pela doença somente este ano. De acordo com os dados do painel da dengue da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a região já contabiliza mais de 82.000 casos notificados, dos quais 38.540 foram confirmados.
Entre os casos confirmados, 614 apresentaram sinais de alarme e 65 foram classificados como dengue grave. Além disso, há ainda 40 óbitos em investigação, o que eleva a preocupação das autoridades de saúde em relação à gravidade da situação.
As cidades mais afetadas pela doença são Taubaté, Jacareí e Pindamonhangaba, que concentram a maior parte dos óbitos confirmados. Jacareí, inclusive, está em estado de emergência por dengue desde o final de janeiro, tentando conter a propagação do vírus e prestar assistência adequada aos pacientes.
Recentemente, foram confirmadas novas mortes em Jacareí e São José dos Campos, intensificando as ações de combate e prevenção nas localidades mais afetadas. A situação requer atenção redobrada da população e medidas preventivas por parte das autoridades de saúde para conter o avanço da doença e evitar novas fatalidades.
A dengue é uma doença grave e pode levar à morte se não for tratada adequadamente. Por isso, é essencial que a população adote medidas de prevenção, como eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, e buscar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas.