O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas tem se mostrado uma ferramenta crucial para as mulheres vítimas de violência doméstica em Caraguatatuba. Em 18 de novembro, o aplicativo foi acionado e, graças à atuação rápida da Guarda Civil Municipal (GCM), o agressor foi preso por descumprir uma medida protetiva.
A vítima, S.L.S., que já enfrentava agressões físicas de seu ex-marido, recorreu ao SOS Caraguá pra Elas após o homem levar a filha do casal e não devolver. “Antes, eu me sentia ameaçada e com medo. Quando precisei de ajuda e acionei o aplicativo, a GCM chegou em 15 minutos e logo encontrou meu ex-marido”, relatou S.L.S., destacando a segurança proporcionada pelo sistema.
Apoio integral às vítimas
As mulheres que sofrem qualquer tipo de violência doméstica, seja física, psicológica ou patrimonial, podem contar com o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que oferece suporte jurídico e psicológico. Mais de 40 mulheres estão cadastradas no CIAM e têm acesso ao botão de SOS Caraguá pra Elas.
Após o registro de ocorrência e pedido de medida protetiva, a vítima pode se encaminhar ao CIAM para preencher seus dados pessoais e do agressor, permitindo que o Centro de Operações de Inteligência (COI) libere o botão de emergência no aplicativo.
Como funciona o SOS Caraguá pra Elas?
O botão de emergência tem como objetivo agilizar o socorro em situações de quebra de medida protetiva. Ao ser acionado, o aplicativo envia a localização da vítima em tempo real ao COI. A resposta é rápida: em média, em 40 segundos, uma viatura da GCM é enviada ao local.
A inspetora Sandra de Oliveira Celestino explica que, após o atendimento, as vítimas continuam recebendo acompanhamento regular da GCM, com visitas periódicas, para garantir que não haja reincidência de violência.
Com o SOS Caraguá pra Elas, o município tem demonstrado um compromisso contínuo na proteção das mulheres e na prevenção da violência doméstica.
Fonte: PMC
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui