A Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba dará início ao censo de saneamento rural no município na próxima segunda-feira, 4 de novembro. A iniciativa é um passo crucial para a coleta de dados que fundamentarão o Plano Municipal de Saneamento Rural, cujo objetivo é melhorar as condições de saneamento nas áreas rurais.
O projeto é estruturado em 10 etapas, abrangendo desde a formação de um grupo de trabalho até a criação de projetos básicos e executivos para soluções de saneamento, tanto individuais quanto coletivas. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, “com essas informações, o município terá um diagnóstico real sobre a demanda de saneamento rural, podendo desenvolver estudos para a extensão da rede pública de saneamento básico ou alternativas para melhorias.”
O censo será financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com um investimento de mais de R$ 200 mil, que possibilitará a contratação de uma empresa especializada em engenharia e gestão de cidades. A empresa terá a missão de capturar e consolidar os dados necessários para elaborar o plano.
O grupo de trabalho contará com representantes de diversos setores, incluindo o Departamento de Licenciamento e Fiscalização, as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Rural Sustentável e Clima, o Sindicato Rural de Pindamonhangaba, a Associação dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
O Plano Municipal de Saneamento Rural visa não só a proteção ambiental, mas também a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais. Além disso, busca atrair investimentos ao garantir que o município esteja alinhado com as diretrizes do marco regulatório do saneamento básico, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para todos.
Fonte: agoravale.com.br/noticias/
📞 Nossa Comunidade no Whatsapp: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Instagram: 👉 clique aqui
👍 Para seguir pelo Facebook: 👉 clique aqui